Regresso à Escola ... Rumo ao Sucesso Escolar!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Chegou a Primavera









As flores despontam e as aves migratórias regressam…

Nas disciplinas de língua Portuguesa e Inglês pesquisámos informação sobre a primavera e páscoa, escrevemos acrósticos e divertimo-nos com o jogo “Caça ao Ovo” preparada pela nossa professora de inglês, que terminou com todos a saborearem um ovinho de chocolate.
No final, fizemos uma pequena exposição no átrio da nossa escola.
Deixamos-vos aqui um cheirinho…..


 








Origem da palavra Primavera?


Primavera é uma palavra que deriva do latim. Inicialmente, os Romanos dividiam o ano em apenas duas estações: “ver, veris” – época de bom tempo, e “hiems” (ou hibernus tempus) época de mau tempo.
Ao longo dos tempos, o período compreendido pelo nome “ver” foi dividido em três épocas: a primeira era o início do bom tempo, denominado de “primo vere” (mais tarde prima vera); a segunda era denominada de “veranum tempus”, de onde mais tarde resultou a palavra Verão e a terceira época designada por “aestivum”, (originando a palavra estio – seca; falta de chuvas).
 No hemisfério norte, onde se localiza Portugal, a Primavera inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho, no caso do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. No dia do equinócio (palavra que deriva do Latim, aequus (igual) e nox (noite)) do hemisfério norte, neste caso concreto, dia 20 de Março, o dia e a noite têm a mesma duração. 

Sem comentários:

Enviar um comentário